Itália

Tenuta Vitanza

Fundada em 1994, a Tenuta Vitanza levou pouco tempo para ser apontada como uma das grandes vinícolas da Toscana. O primeiro Brunello di Montalcino, elaborado com uvas da safra do ano de 1995, obteve pontuações surpreendentes para uma empresa tão jovem: nada mesmo que 93 pontos no Wine Spectator. Um começo espetacular para uma empresa criada sem grandes pretensões.

Tudo começou quando Rosalba Vitanza e seu marido, Guido Andretta, foram visitar um amigo da região de Montalcino. Apaixonados pelo local, compraram uma pequena quinta, com origens medievais, fundada em 1600. Rosalba dedicou-se ao cultivo de uvas e preparação de vinhos inicialmente como um hobby, com a ajuda de alguns enólogos da região.

Rapidamente a vinícola conquistou seu lugar ao sol. Novas áreas foram sendo compradas aos poucos e, em 2002, Rosalba convenceu seu marido,  Guido, a abandonar seus negócios para se dedicar exclusivamente à empresa da família. Desde então, construíram uma nova sede, montaram estrutura turística numa bela aldeia de montanha, em Torrenieri Montalcino, e não pararam mais de conquistar fãs e adeptos, graças à qualidade dos vinhos. Em 2005, a Tenuta Vitanza recebeu destaque no famoso Guia Gambero Rosso pela qualidade dos vinhos da safra 2000.

Tenuta Vitanza é uma das empresas na Província de Siena que está implantando o sistema da rastreabilidade via web. Por meio dele, cliente poderá levantar toda a história da uva e do vinho que vai degustar, além de informações técnicas de elaboração e conservação.

 

Rosso_di_montalcino_Vitanza.jpg
Rosso di Montalcino Vitanza
Uvas: 100% Sangiovese
Álcool: 13%
Safra: 2009

Amadurecimento realizado em barricas de carvalho por 6 meses e mais 6 meses em garrafa antes da comercialização. Produção limitada de 10.000 garrafas. Cor rubi intenso, muito frutado, taninos presentes com notas de baunilha e tostados.

 

Brunello_di_montalcino_Vita.jpg

Brunello di Montalcino Vitanza
Uvas: 100% Sangiovese
Álcool: 13%
Safras: 2006

Amadurecimento: barricas de carvalho mínimo, por no mínimo três anos (Carvalho da Slovenia e França), mais seis meses em garrafa antes da comercialização.

Cor rubi brilhante e intenso, bouquet complexo e rico com destaque para as típicas notas de madeira e especiarias. Taninos evidentes, potentes e intensos. Na boca lembra chocolate e baunilha.

Brunello di Montalcino Vitanza 2005 - Tre Bicchieri (premiação máxima)  – Guia Gambero Rosso

 

BrunellodiMontalcinoTradizioneVitanza.jpg
   
Brunello di Montalcino Tradizione Vitanza
Uvas: 100% Sangiovese
Álcool: 14%
Safra: 2006
Amadurecimento: 36 meses em carvalho Sloveno de 500 litros
Um legítimo Brunello di Montalcino que prima pela tradição na sua elaboração. Uvas colhidas manualmente, vinificadas e amadurecidas em carvalho Sloveno de 500 litros que confere delicadeza e elegância. Aromas de ameixas negras, compotas e especiarias. Vinho persistente, de grande corpo e complexidade.

 

Quadrimendobx.jpg
   
Quadrimendo – IGT Toscana – Super Toscano
Uvas: 50% Merlot e 50% Sangiovese
Álcool: 13,5%
Safra: 2005
Amadurecimento: Barricas de carvalho Francês por 12 meses + 12 meses em garrafa antes da comercialização.
Produção limitada de 20.000 garrafas
Cor rubi profundo, intenso e potente. Aromas intensos de carvalho que se mesclam com notas de pimenta negra, pimentão, tostados, couro e chocolate. Encorpado e robusto.